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Governo do Tocantins regularizou mais de 1.470 imóveis em 2020, que serão entregues ainda este ano

26/03/2021 -  Adrielly Cavalini/Governo do Tocantins

Apesar da pandemia causada pelo novo Coronavírus ter reduzido o fluxo de demandas em vários setores, o Governo do Tocantins, por meio da Tocantins Parcerias (Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias), continua a realizar atendimentos de regularização fundiária e questões imobiliárias. Em 2020, a Diretoria Imobiliária e Comercial (Diric), da Tocantins Parcerias, efetuou a regularização de 1.470 imóveis, que garantem autonomia aos proprietários.

Conforme a diretora da Diric, Zélia Bandeira, em 2020, o Departamento realizou 2.790 atendimentos em todo o Estado, sendo registrados mais de 1.775 imóveis, além de 334 covalidados e 2.067 notificações efetuadas para a regularização. Serviços como autorização para Escritura, Termo de Quitação, cálculos de saldo devedor, baixa nos pactos de retroativos e baixa nas condições resolutivas também foram efetuados. “A expectativa é superar esses números em 2021”, assegura a diretora.

Os municípios contemplados até o momento foram Araguaína, Araguatins, Couto Magalhães, Filadélfia, Miracema do Tocantins, São Félix do Tocantins, Porto Nacional e Palmas, beneficiando mais de 1.457 famílias. Em novembro de 2020, foi realizado o cadastramento de 241 famílias em São Félix, no interior do Estado, por meio de visita social, além de 70 famílias em Palmas. 

Embora com atendimento reduzido, a Diretoria Imobiliária e Comercial está efetuando a emissão de boletos para o pagamento de imóveis, seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde, como o uso obrigatório de máscara e o distanciamento social, de forma que não cause aglomeração. 

Para o presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, a entrega de títulos é um avanço muito grande, que garante a segurança jurídica para o beneficiário. “Com o registro, o proprietário tem autonomia sobre seu imóvel. Ele pode fazer financiamentos e investimentos no imóvel, dar em garantia, vender ou deixar de herança. Estamos trabalhando para superar os números de 2020”, ressalta o presidente.

Na intenção de sanar dúvidas, os interessados podem entrar em contato por meio do (63) 3218-7364, das 8 às 14 horas.